Tuesday, May 27, 2008

Os irmãos Karamazovi - Fiódor Dostoievski

A sindrome de dostoievski deve consistir na crença de que qualquer merdinha pense em ser um grande escritor e por alguns anos desprendi uma suposta concentração na literatura que me fez crer nessa possibilidade, mas ao terminar de ler esse livro um triste conclusão bateu em minha porta a de que toda essa atenção foi na verdade a tentativa de construir um saber mezzo intuitivo mezzo plagiado através de outras fontes (sobrepor a literatura na teoria crítica e vice versa). Quanto ao livro é o dosto sabendo escrever com mais swing do que nunca, abordando questões éticas com a sabedoria da vodca e da bíblia. uma perícia quanto às propriedades niilistas que só aqueles que tem esperança no meio da tempestade podem ter, é como chegar perto demais do abismo e ainda assim querer voltar. Uma família, um crime e tudo o que gira em torno desse epicentro de forma magistral é, muitas vezes, simples e brilhante. Estou muito satisfeito de ter encontrado essa obra em dias tão significativos na minha vida e como agradecimento simbólico a partir de hj me dedicarei a textos teóricos que tiram toda a graça e "supostamente" revelam a realidade, pelo menos a que acreditam, na primeira estrofe.

No comments: