Thursday, October 23, 2008

O processo - Franz Kafka

Como digerir o Kafka? Quando não é a vergonha mais insuportável, um absurdo fantástico conduz a história. O processo é, daquilo que li do autor, a melhor síntese dessas atmosferas onde ele é mestre. Até metade do livro a trama toda não me descia pela goela, mas o senhor K. começa a ser mais simpático quando chuta a porra do balde. Acho que foi um dos melhores finais de livros que já li. E dele consegui abstrair o seguinte pensamento: a forma social que algumas pessoas encontraram para a vergonha sobreviver a morte foi a família. Isso eu felizmente não aprendi com a minha, pelo menos até agora. Será que as histórias das famílias já estão escritas antes mesmo das gerações conhecidas? Eu só vejo uma força centrípeda que quando contrariada, só encontra paralelo com o humor.
ô viagem.

No comments: